Você sabe quanto valem seus pacientes? Conheça o lifetime value
Quem atua na área da saúde entende a importância dos pacientes que atende e sabe como é necessário medir o retorno que eles podem proporcionar. Nesse contexto, o lifetime value está sendo cada vez mais usado. Mas ainda existem muitas clínicas médicas que não veem o paciente como o foco do seu negócio, afinal, são muitos custos — com funcionários, equipamentos e marketing, só para citar alguns. De qualquer forma, é preciso prestar atenção em cada paciente atendido e ver se eles conseguem cobrir as suas despesas.
Leia este post e descubra quanto valem os seus pacientes e como o lifetime value pode te ajudar:
Afinal, o que é lifetime value?
O lifetime value (LTV) é uma alternativa para fidelizar pacientes, pois permite medir o valor de cada um e voltar todo o foco para essas pessoas. Nesse caso, o LTV ajuda a investir em alternativas para que esses clientes atendidos façam outros tratamentos na mesma clínica — mas, para tanto, também é importante contar com profissionais carismáticos e equipamentos para garantir o diagnóstico e tratamento completos.
E a ideia é simples: quanto mais tempo essa pessoa permanecer como paciente, maior será o lucro.
Como calcular o lifetime value dos meus pacientes?
Antes de começar a calcular o LTV, é preciso ter um histórico desse paciente para conseguir todas as informações que serão necessárias para a fórmula. Além disso, deve haver uma organização por parte da clínica com o registro e prontuário de todos os funcionários. Esse será mais um ponto para reforçar a administração.
Para calcular o LTV, adote a seguinte fórmula:
LTV = valor total do seu produto ou serviço × número de transações × tempo de relacionamento com o paciente
Com essas informações é possível saber qual é o valor de cada paciente — ou seja, qual o retorno que ele traz para sua clínica — para então investir em melhores estratégias de atendimento e melhorar seus resultados com um SAC eficiente.
Qual o benefício do cálculo do lifetime value?
O principal benefício do lifetime value é o resultado do cálculo, que nada mais é do que um grupo de informações úteis. Elas ajudam a:
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Saber o valor gasto por cada paciente.
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Criar o planejamento de marketing, estabelecendo valores máximos para a divulgação e estratégias de aquisição.
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Ver o que é importante para manter um relacionamento de longo prazo com o paciente.
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Ajudar na elaboração de estratégias de retenção e desenvolvimento de clientes.
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Indicar quais são os melhores canais para “buscar” os clientes com base nos perfis dos que possuem o melhor LTV.
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Prever os futuros resultados financeiros.
Por esses e outros motivos é muito importante usar indicadores padronizados e fazer uma gestão cada vez mais profissionalizada de clínicas ou hospitais. Os gestores devem entender que os serviços de saúde também são negócios e que precisam ser lucrativos. Lembre-se de que o lifetime value pode ser usado como base de cálculo para o planejamento do seu negócio!
Agora que você já sabe o que é o lifetime value e quanto valem os seus pacientes, continue a visita em nosso blog e leia o post “4 dicas de marketing para divulgar sua clínica sem gastar muito”!