Aprenda com análises e monitoramentos
A internet surgiu com métricas, por um lado as ferramentas permitiam mensuração e por outro, era preciso provar que o digital valia a pena, principalmente para as equipes de marketing, que tinham receio de investir na nova tecnologia.
O cenário atual é bem diferente, a internet se solidificou e trouxe com ela a capacidade de mensurar dados e analisá-los em tempo real.
Quais são os tipos de análise e monitoramentos mais utilizados:
- Desempenho das redes sociais: plataformas como o Facebook trabalham cada vez mais para a apresentação de dados que colaboram com a estratégia. Além dela, existem possibilidades no mercado que cruzam as informações trazendo relatórios ainda mais ricos.
- Websites e blogs contam com a popular ferramenta Google Analytics. Ela é gratuita, de fácil instalação e monitora o movimento do site como: número de visitantes, páginas mais acessadas, perfil do público, tempo de permanência e outras informações importantes para o direcionamento de pautas e serviços.
- O Inbound Marketing permite a avaliação de fluxos e passos dos usuários que permitem a revisão de materiais e estratégias para aumentar o número de leads qualificados.
- Os disparos de e-mail também oferecem dados completos. Número de disparos, erros de entrega, taxas de abertura estão entre eles.
- As citações da marca também podem ser medidas por ferramentas de mercado. Elas ajudam a avaliar como as pessoas estão se referindo a companhia e quais são os insights aproveitáveis para melhoria de estratégia.
A análise e monitoramento pode ajudar a sua empresa a crescer.
As análises são importantes por dois aspectos: um deles é sobre o histórico. É possível aprender, e muito, com avaliações sobre o comportamento do usuário na linha do tempo. Isso é fundamental para a tomada de decisão para futuras ações de sua empresa. Outra enorme possibilidade que a internet oferece é o acompanhamento das ações em tempo real. É possível acompanhar os resultados ao vivo, o que facilita o replanejamento para aproveitamento total da verba investida.